segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Plano de Ensino baseado em Narrativas Transmídia

Dia 13 de fevereiro, tivemos mais uma reunião com participantes do PIBID, mas, desta vez, sem a presença dos professores que serão visitados por nós, na escola Onélia Campelo, hoje, dia 18 de fevereiro.

O tema da nossa reunião foi a apresentação do Plano de Ensino baseado em Narrativas Transmídia.

O professor Luiz Fernando explicou as relações entre as narrativas transmídia (NT) e sua utilização como fundamentação teórica para os planos de ensino que serão desenvolvidos na escola.

As NT adéquam-se muito bem às propostas do BNCC quanto ao ensino da língua portuguesa e o uso das tecnologias atuais. Elas também permitem o trabalho com multiletramentos e com a etnografia.


Para saber mais sobre as NTs, acesse:

Jenkins, Henry. Transmedia Storytelling 101. Confessions of an ACA-fan. Publicado em 21 mar 2007. Disponível em: http://henryjenkins.org/blog/2007/03/transmedia_storytelling_101.html Acesso em 22 jan 2019.

Conceito de Transmídia. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/entenda-o-conceito-de-transmidia-e-a-cultura-da-convergencia/> Acesso em: 12/01/2019

O que é Transmídia?. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NPk-09Ow> Acesso em: 12/01/2019



Durante a exposição, o professor Luiz Fernando falou também sobre o Hip Hop, sua origem, seus elementos e significados.

Para saber  mais sobre Hip Hop, acesse:

http://recantodasletras.com.br/artigos/2071679 - Acesso em 29/04/2011.

O Rap como expressão da cultura popular e da tomada de consciência

Luta de Classe e Tensão Racial na Palavra dos Manos:

Um olhar semiótico na indumentário hip hop - Esse é um TCC que eu orientei sobre o assunto.

Ou assista!!

Um TCC que virou documentário - O Rap pelo Rap

Para ler mais sobre Hip Hop:

-SOUZA. Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
-ROCHA. Janaina. DOMENICH. Mirela. CASSEANO. Patrícia. Hip Hop – A periferia grita. 1ª ED. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

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