quinta-feira, 4 de outubro de 2018
26/09 - Reunião com alunos - Encontro de Formação 2 - e outros
Jean-Baptiste Debret ou De
Bret (Paris, 18 de
abril de 1768 — Paris, 28 de
junho de 1848), foi um pintor, desenhista e professor francês.Exímio
artista, demonstrou em suas telas não somente o cotidiano do Brasil da época
que englobava tanto a aristocracia, da população em geral e a vida dos
escravos, como também acontecimentos históricos do período anterior à
independência do país e nos anos seguintes. (Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret
)
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Foco: “o encontro com o outro”
Desafio: Movimentar-se ao encontro
do outro para tentar, ao máximo possível, enxergar a realidade do ponto de
vista desse outro. Desse novo lugar, criar propostas de letramento visando mudanças
na relação com a língua.
Outros:
Foi ponto de discussão da reunião discussão sobre pontualidade e assiduidade. É necessário que alguns integrantes repensem esses aspectos dentro do Programa. Há problemas de ausência e atrasos que não serão permitidos como práticas recorrentes. Foram estabelecidos combinados para justificativas de ausências, quando essas forem possíveis. Essas justificativas deverão ocorrer coletivamente. Casos individuais, quando necessários, deverão ser tratados com a coordenação do PIBID Português/Maceió e foi dito que há possibilidade de haver desligamento do bolsista ou colaborador em função desses problemas.
19/09 - Semana de Letras
Na XI Semana de Letras da FALE/UFAL, o Encontro de Formação foi cancelado, a fim de que os integrantes do PIBID pudessem participar plenamente do evento.
12/09 - Reunião com Alunos: Encontro de Formação Teórico 1 - Letramentos
Tivemos nosso primeiro Encontro
de Formação Teórico. O foco foi trabalharmos aspectos teóricos bem iniciais de
uma fundamentação para o trabalho com o Letramento.
Os objetivos foram:
11. (Re)
conhecer as concepções teóricas de letramento que sustentam as nossas práticas
de trabalho com leitura e escrita (com a língua portuguesa)
22. Entender
o sentido dessas práticas em uma perspectiva sócio-histórica
33. Buscar
aproximação de uma “nova” concepção de letramento para o trabalho com as
atividades de leitura e escrita (A comunidade como currículo)
05/09 - Reunião com alunos - Apoio do Blogão
Não pude participar do nosso
encontro, porque tive que me fazer presente na reunião do Colegiado do
PROFLETRAS. Mas, pela consulta aos relatórios publicados no blog, tive acesso a
um recorte das discussões. Percebi que a ideia da “escuta” começa a ocorrer a
partir de alguns relatos:
1. Relato
de uma colega que começa a perceber o quanto devemos perceber que a questão do
letramento é, antes de mais nada, uma questão de posicionamento:
“O professor
Luiz nos fez pensar na nossa postura quanto ao outro, nos lembrou da nossa
história de colonização, e como o sentimento de querer a cultura do outro
se propaga nas nossas relações atuais, inclusive“ anular” e na sala de
aula, como é fácil esquecermos que os alunos têm histórias, conquistas,
seus gostos e desgostos e que devemos respeitar a subjetividade de cada um. Por
isso, estamos com a tarefa de vencermos a postura de superioridade,
desenvolver uma maneira humilde que dignifique os alunos e nos deixem próximos.”
Texto completo no blog: https://laysdemberg.wixsite.com/pibid/inicio/vencendo-a-coloniza%C3%A7%C3%A3o
1. 2. Relato
de uma outra colega de PIBID relatando o ponto de vista dos alunos: “os
alunos nos informaram que as maiores dificuldades são com compreensão de textos
e pontuação”.
Texto completo no blog:
Vou usar esses
relatos para nosso Primeiro Encontro de Formação.
29/08 - Reunião com alunos: Pense ao contrário
Nesse encontro, os supervisores da Escola Onélia Campello se apresentaram. Um deles comentou que educar é também estabelecer limites.
Essa fala, no contexto atual, aponta para um equilíbrio importante entre
direitos e deveres de todos nós do grupo. Hoje, a tendência é gritarmos pelos
nossos direitos, o que constitui um despertar importante após anos de silêncio; importante porque é uma ação que inclui reivindicação e ativismo. A busca pelos direitos não pode, entretanto, vir desacompanhada
dos nossos deveres, incluindo os éticos. E devemos fazer isso com muita autocrítica.
É esse movimento que faz de nós educadores! Educar é sempre buscar pensar ao
contrário na maioria das vezes.
Terminamos nosso encontro
mostrando recortes de pesquisas já desenvolvidas no PROFLETRAS/UFAL na
perspectiva social do letramento, envolvendo um trabalho etnográfico com o
letramento no contexto da educação.
22/08 Reunião com alunos – As clareiras
Tratamos de questões iniciais: 1.
deveres e obrigações de todos os participantes do PIBID (coordenadores,
supervidores e bolsistas e colaboradores), 2. organizações iniciais necessárias,
como a operação diagnóstico; 3. questões de postura, como o cuidado com os
professores-supervisores, tendo em vista que eles já têm uma experiência de
vida de trabalho que devemos respeitar, entre outros.
O comprometimento com esses três
pontos servirá, de maneira figurada, como construção de clareiras para nosso projeto PIBID Português/Maceió. Com a nossa
proposta de letramento no Programa de trabalhar a Comunidade como Currículo, estamos diante de um novo; como mostra a
imagem escolhida dessa publicação, é como se estivéssemos entrando em uma mata
fechada, lugar para nós, que fazemos parte de um ambiente urbano, bastante
desconhecido. Será um desafio! No terreno aberto, porém restrito, das clareiras,
poderemos parar e, refletindo com mais clareza, voltar a enfrentar os desafios
de trabalho com um ambiente desconhecido.
terça-feira, 2 de outubro de 2018
Registro sobre reunião de 26/9- ausências
Nós enviamos 2 textos sobre letramento e dois sobre metodologia da pesquisa e etnografia para os alunos que faltaram à reunião do dia 26/9, como compensação de ausência e também para que eles saibam um pouco sobre os fundamentos teóricos que fundamentam nossas ações.
As leituras devem ser resenhadas e enviar por email aos professores, no prazo e moldes já esclarecidos.
(Luiz Fernando)
As leituras devem ser resenhadas e enviar por email aos professores, no prazo e moldes já esclarecidos.
(Luiz Fernando)
Importância de ler os blogs
Pessoal,
Os blogs foram criados para ser lidos. Por favor, procurem ler os blogs dos colegas do PIBID.
Especialmente, leiam os blogs dos Coordenadores - Andréa e Luiz Fernando e de seus Supervisores.
Também estamos pedindo aos Supervisores que leiam e acompanhem as postagens de seus supervisionados!
Luiz Fernando
Os blogs foram criados para ser lidos. Por favor, procurem ler os blogs dos colegas do PIBID.
Especialmente, leiam os blogs dos Coordenadores - Andréa e Luiz Fernando e de seus Supervisores.
Também estamos pedindo aos Supervisores que leiam e acompanhem as postagens de seus supervisionados!
Luiz Fernando
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