quinta-feira, 4 de outubro de 2018

03/10 - Cancelamento de Reunião - Greve dos Servidores

26/09 - Reunião com alunos - Encontro de Formação 2 - e outros



Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848), foi um pintordesenhista e professor francês.Exímio artista, demonstrou em suas telas não somente o cotidiano do Brasil da época que englobava tanto a aristocracia, da população em geral e a vida dos escravos, como também acontecimentos históricos do período anterior à independência do país e nos anos seguintes. (Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret )

Relato da reunião:

Foco: “o encontro com o outro”
Desafio: Movimentar-se ao encontro do outro para tentar, ao máximo possível, enxergar a realidade do ponto de vista desse outro. Desse novo lugar, criar propostas de letramento visando mudanças na relação com a língua.


Outros:

Foi ponto de discussão da reunião discussão sobre pontualidade e assiduidade. É necessário que alguns integrantes repensem esses aspectos dentro do Programa. Há problemas de ausência e atrasos que não serão permitidos como práticas recorrentes. Foram estabelecidos combinados para justificativas de ausências, quando essas forem possíveis. Essas justificativas deverão ocorrer coletivamente. Casos individuais, quando necessários, deverão ser tratados com a coordenação do PIBID Português/Maceió e foi dito que há possibilidade de haver desligamento do bolsista ou colaborador em função desses problemas. 

19/09 - Semana de Letras

Na XI Semana de Letras da FALE/UFAL, o Encontro de Formação foi cancelado, a fim de que os integrantes do PIBID pudessem participar plenamente do evento.

12/09 - Reunião com Alunos: Encontro de Formação Teórico 1 - Letramentos


Tivemos nosso primeiro Encontro de Formação Teórico. O foco foi trabalharmos aspectos teóricos bem iniciais de uma fundamentação para o trabalho com o Letramento. 

Os objetivos foram:
11. (Re) conhecer as concepções teóricas de letramento que sustentam as nossas práticas de trabalho com leitura e escrita (com a língua portuguesa)
22. Entender o sentido dessas práticas em uma perspectiva sócio-histórica
33. Buscar aproximação de uma “nova” concepção de letramento para o trabalho com as atividades de leitura e escrita (A comunidade como currículo)

05/09 - Reunião com alunos - Apoio do Blogão


Não pude participar do nosso encontro, porque tive que me fazer presente na reunião do Colegiado do PROFLETRAS. Mas, pela consulta aos relatórios publicados no blog, tive acesso a um recorte das discussões. Percebi que a ideia da “escuta” começa a ocorrer a partir de alguns relatos:

1.       Relato de uma colega que começa a perceber o quanto devemos perceber que a questão do letramento é, antes de mais nada, uma questão de posicionamento:

“O professor Luiz nos fez pensar na nossa postura quanto ao outro, nos lembrou da nossa história de colonização, e como o sentimento de querer a cultura do outro se propaga nas nossas relações atuais, inclusive“ anular” e na sala de aula, como é fácil esquecermos que os alunos têm histórias, conquistas, seus gostos e desgostos e que devemos respeitar a subjetividade de cada um. Por isso, estamos com a tarefa de vencermos a postura de superioridade, desenvolver uma maneira humilde que dignifique os alunos e nos deixem próximos.” 



1.   2.     Relato de uma outra colega de PIBID relatando o ponto de vista dos alunos: “os alunos nos informaram que as maiores dificuldades são com compreensão de textos e pontuação”. 
  Texto completo no blog:


Vou usar esses relatos para nosso Primeiro Encontro de Formação.

29/08 - Reunião com alunos: Pense ao contrário


Nesse encontro, os supervisores da Escola Onélia Campello se apresentaram. Um deles comentou que educar é também estabelecer limites. Essa fala, no contexto atual, aponta para um equilíbrio importante entre direitos e deveres de todos nós do grupo. Hoje, a tendência é gritarmos pelos nossos direitos, o que constitui um despertar importante após anos de silêncio; importante porque é uma ação que inclui reivindicação e ativismo. A busca pelos direitos não pode, entretanto, vir desacompanhada dos nossos deveres, incluindo os éticos. E devemos fazer isso com muita autocrítica. É esse movimento que faz de nós educadores! Educar é sempre buscar pensar ao contrário na maioria das vezes.
   
Terminamos nosso encontro mostrando recortes de pesquisas já desenvolvidas no PROFLETRAS/UFAL na perspectiva social do letramento, envolvendo um trabalho etnográfico com o letramento no contexto da educação.

22/08 Reunião com alunos – As clareiras


Tratamos de questões iniciais: 1. deveres e obrigações de todos os participantes do PIBID (coordenadores, supervidores e bolsistas e colaboradores), 2. organizações iniciais necessárias, como a operação diagnóstico; 3. questões de postura, como o cuidado com os professores-supervisores, tendo em vista que eles já têm uma experiência de vida de trabalho que devemos respeitar, entre outros.  

O comprometimento com esses três pontos servirá, de maneira figurada, como construção de clareiras para nosso projeto PIBID Português/Maceió. Com a nossa proposta de letramento no Programa de trabalhar a Comunidade como Currículo, estamos diante de um novo; como mostra a imagem escolhida dessa publicação, é como se estivéssemos entrando em uma mata fechada, lugar para nós, que fazemos parte de um ambiente urbano, bastante desconhecido. Será um desafio! No terreno aberto, porém restrito, das clareiras, poderemos parar e, refletindo com mais clareza, voltar a enfrentar os desafios de trabalho com um ambiente desconhecido. 

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Registro sobre reunião de 26/9- ausências

Nós enviamos 2 textos sobre letramento e dois sobre metodologia da pesquisa e etnografia para os alunos que faltaram à reunião do  dia 26/9, como compensação de ausência e também para que eles saibam um pouco sobre os fundamentos teóricos que fundamentam nossas ações.

As leituras devem ser resenhadas e enviar por email aos professores, no prazo e moldes já esclarecidos.

(Luiz Fernando)

Importância de ler os blogs

Pessoal,

Os blogs foram criados para ser lidos. Por favor, procurem ler os blogs dos colegas do PIBID.
Especialmente, leiam os blogs dos Coordenadores - Andréa e Luiz Fernando e de seus Supervisores.

Também estamos pedindo aos Supervisores que leiam e acompanhem as postagens de seus supervisionados!



Luiz Fernando