A reunião de 26 se setembro começou com avisos importantes. Houve algumas ausências e alguns atrasos não justificados antes da reunião. Apesar de termos chamado a atenção sobre a pontualidade, assiduidade e a necessidade de assumir o compromisso com o PIBID e desses pontos fazerem parte do contrato, alguns participantes parece que ainda não entraram no clima.
Nós avisamos ontem que conversaremos com os ausentes, os faltosos, os atrasados, os descompromissados para ouvi-los, mas se os problemas persistirem, teremos que desligar alguns participantes. Temos muitos alunos interessados no PIBID e que também precisam da bolsa.
Também chamamos a atenção sobre os blogs desatualizados. Valem as mesmas observações acima.
Após a reunião, conversei com os membros da Equipe de Blogueiros (alguns não compareceram....) para saber melhor como o grupo está trabalhando, problemas encontrados e formas de solução.
Também reforçamos que os alunos-bolsistas não podem dar aulas; devem limitar-se a observar, anotar, fazer seus registros e auxiliar os professores no que lhes for solicitado.
Aliás, a maior parte da reunião de ontem foi para explicar o que é a etnografia, a descrição densa e de como os alunos e supervisores precisarão coletar dados para o Diagnóstico Etnográfico, cujo prazo para conclusão é 15 de outubro.
Finalmente, informamos que os TCLE já estão prontos e que distribuiremos cópias aos alunos e supervisores para que obtenham assinaturas dos responsáveis pelos alunos.
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Diagnóstico Etnográfico - como e o que fazer - prazo final: 15 de outubro
Uma das atividades solicitadas pela coordenação do PIBID - UFAL, é a elaboração de um diagnóstico da escola onde desenvolveremos nosso projeto. Além dessa obrigação institucional, nosso projeto PIBID Português- FALE 20018- 2020 pressupõe, como vocês lerão no texto linkado, um trabalho de letramento que considera a comunidade como currículo e que envolve uma entrada etnográfica.
O documento linkado é, portanto, uma justificativa teórica para nossas ações diagnósticas e também um Guia para que alunos supervisores contribuam com seus olhares, anotações e interpretações para um diagnóstico ágil e sensível.
O documento linkado é, portanto, uma justificativa teórica para nossas ações diagnósticas e também um Guia para que alunos supervisores contribuam com seus olhares, anotações e interpretações para um diagnóstico ágil e sensível.
Projeto PIBIC- LP- A.C. Simões 2018-2020
Neste link, disponibilizamos o Projeto PIBIC- LP- A.C. Simões 2018-2020
Projeto PIBIC- LP- A.C. Simões 2018-2020
Projeto PIBIC- LP- A.C. Simões 2018-2020
3 ª Reunião 26/09 alunos e supervisores
Esta é a convocação para nossa 5ª reunião com todos os participantes (3ª com alunos e supervisores juntos), a ocorrer dia 26/9 no auditório Heliônia Ceres, das 17 às 19h:
Segue a convocação da nossa reunião de formação da próxima semana.
Por gentileza, peço que leiam o conteúdo todo da convocação (em anexo- abaixo), em especial as observações finais sobre possibilidade de realizarmos a reunião na quinta e não na quarta. É apenas uma possibilidade.
Pedimos que todos participem desse quinto encontro; aliás, de todos os encontros. Pedimos ainda que seja pontuais!
Um abração e aproveitem a excelente Semana de Letras!!!!
Quem ainda não entendeu, essa semana foi dedicada à nossa participação na Semana. Ainda há tem tempo de fazerem isso. Não por questões burocráticas, mas buscando sentido (acadêmico e de formação docente) para essa participação. Nós cobraremos isso!
Pauta
Avisos importantes
Avisos importantes
a)
assiduidade
e pontualidade dos participantes do PIBID no que diz respeito a todas as
atividades do Programa: supervisores, bolsistas e colaboradores;
b)
combinar
o envio digital das listas de presença e atividades do mês de setembro
c)
combinar
envio dos termos de compromisso digitalizados
d)
Entrega
por parte dos coordenadores os Termos do Comitê de Ética
Relatórios dos Blogs: discussão das produções
Relatórios dos Blogs: discussão das produções
Diagnóstico
da Escola: processo
Comprovante/Relatório de participação em
atividades da 11ª Semana de Letras – FALE/UFAL
IMPORTANTE!
Caso haja convocação dos coordenadores,
Andréa S. Pereira e Luiz Fernando Gomes, para reunião extraordinária do Colegiado
do PROFLETRAS no 26/09, nossa reunião, de maneira extraordinária, ocorrerá em 27 de setembro de 2018, quinta-feira, neste
mesmo horário. Organizem-se para essa possibilidade
Cronograma de Atividades alunos-supervisores
Elaboramos este cronograma com os dias/horários de idas dos alunos à EE Onélia Campelo.
https://drive.google.com/file/d/1XP1RsCTsEnBuRSKJYwn_j39fiC02nHCd/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1XP1RsCTsEnBuRSKJYwn_j39fiC02nHCd/view?usp=sharing
Letramento- teorias que utilizamos- Reunião de 12/9 Alunos e Supervisores
A reunião de 12/09 de 2018 tratou especificamente de apresentar e estabelecer as diretrizes teóricas que norteiam nosso projeto PIBID.
Todo o conteúdo teórico da reunião já foi enviado por e-mail a todos, mas, disponibilizamos, aqui, os slides utilizados.
https://drive.google.com/file/d/15L4nG27VTmWojDp6iUrTNdlHE2Le4HSP/view?usp=sharing
Todo o conteúdo teórico da reunião já foi enviado por e-mail a todos, mas, disponibilizamos, aqui, os slides utilizados.
https://drive.google.com/file/d/15L4nG27VTmWojDp6iUrTNdlHE2Le4HSP/view?usp=sharing
Modelos de Relatório de Atividades e de Controle de Frequência na Escola
Elaboramos este modelo para Registro e Controle das Atividades a ser preenchido pelos alunos a cada atividade desenvolvida na escola, sob a orientação do professor supervisor.
Esse documento é replicado para cada professor supervisor e seu grupo de alunos. Em nosso caso, temos 3 Relatórios, um para cada professor supervisor da EE Onélia Campelo.
https://drive.google.com/file/d/1mAF5lFVnJDQuncq0JT_-Wby9lFgdFk/view?usp=sharing
Elaboramos esta lista de presença para controle de frequência dos alunos na escola EE Onélia Campelo.
https://drive.google.com/file/d/1x9kOfHU9jrxcmJqamkSxofrkAEhDwPC6/view?usp=sharing
Também criamos este modelo de convocação para reuniões.
https://drive.google.com/file/d/1QHRRmp6sThPdZgKqZuLANi4z8yATgTcJ/view?usp=sharing
2ª Reunião com Alunos Bolsistas
Nossa 2ª reunião com os alunos bolsistas foi
realizada no dia 05/09 das 17:00 às 19:00 horas, na: Sala do
PIBID - FALE
Pauta:
1- Apresentação
do “blogão” e dos blogs dos alunos, supervisores e coordenadores, pelos membros
da Equipe de Blogueiros, atualizados com os dois registros de cada
participante;
2- Seleção
e leitura, pelos coordenadores, de registros dos alunos e supervisores para
comentários;
3- Orientações
iniciais sobre a atividade de diagnóstico a ser iniciada na semana do dia
10/09.
Os alunos que compõem a Equipe de Blogueiros são: Thaane, Matheus,
Larissa, Rondineli, Elvys e Jean.
A leitura dos registros de alguns alunos durante essa reunião revelou
textos de estilos variados, de literários a científicos e mostrou sensibilidade por parte dos bolsistas.
Necessário é, porém, que os Coordenadores trabalhem com os alunos a chamada descrição
densa dos fenômenos observados na escola.
Temos uma reunião prevista exclusivamente para esse assunto.
Um acompanhamento dos Coordenadores do trabalho da Equipe de Blogueiros
é necessário, uma vez que o blog é público e que é necessária uma postura
acadêmica nos escritos.
1ª Reunião com Alunos Bolsistas - 20 de agosto de 2018
1ª REUNIÃO COM ALUNOS BOLSISTAS – 22 AGOSTO
2018
Local: Sala do PIBID – FALE - UFAL
Horário: 17:00 às 19:00h
Presentes:
Foi passada Lista de Presença para assinatura dos presentes.
Profs. Coordenadores: Andréa da Silva
Pereira, Luiz Fernando Gomes.
Pauta
Informações e esclarecimentos sobre deveres e obrigações dos participantes;
Auxílio na fixação da faixa e de cartazes do PIBIC;
Escolha de alunos para:
Informações e esclarecimentos sobre deveres e obrigações dos participantes;
Auxílio na fixação da faixa e de cartazes do PIBIC;
Escolha de alunos para:
a)
Ensinar
Supervisores e alunos bolsistas a fazer e manter Blogs;
b) Acompanhar
as postagens para fins de controle das atividades dos alunos bolsistas e
supervisores;
c)
Ensinar
a editar e editar arquivos de áudio e de
vídeo para postagem nos blogs.
Organização da Operação Diagnóstico.
Informação sobre datas das próximas reuniões com coordenadores da área e confirmação da próxima reunião.
Organização da Operação Diagnóstico.
Informação sobre datas das próximas reuniões com coordenadores da área e confirmação da próxima reunião.
1- Co nsultar
regularmente os dispositivos eletrônicos (e-mail, WhastApp, blog, etc.) utilizados para o gerenciamento do
subprojeto e a comunicação entre os seus participantes;
Informações sobre agenda de reuniões e
requisições em geral serão feitas via e-mail e WhatsApp. Solicitamos comunicar recebimento o mais
imediatamente possível.
Haverá reuniões semanais que
acontecerão em datas previamente agendadas (vide quadro) entre bolsistas
e supervisores, bolsistas e coordenadores de área e bolsistas, coordenadores e
supervisores juntos.
Manter 4 tipos de registros das atividades:
a)
Assinar a Lista
de Presença (a ser deixada em local reservado e acessível a eles) a cada
visita à escola; Essa Lista deverá ser, ao final de cada mês, digitalizada e
enviada aos Coordenadores, a fim de controle de frequência e do pagamento da
bolsa. O acompanhamento da frequência será feito pelos Supervisores
diariamente.
b)
Preencher e assinar a Ata de Atividades ao final de cada visita à escola. Essa Ata deve
ser assinada pelo Supervisor/a responsável/envolvido na atividade desenvolvida.
Obs. O aluno bolsista que não comparecer a alguma atividade deverá
repor a ausência no mesmo mês, para evitar a suspensão da bolsa, por isso, o
controle de frequência é fundamental.
Obs. Os alunos bolsistas têm
compromisso de cumprir 8h de atividades semanais na escola e 4h semanais na FALE,
perfazendo 12h de dedicação ao PIBID.
Obs. Os alunos estarão identificados
por meio de crachás e deverão apresentar-se na escola com roupas adequadas.
IMPORTANTE: Os alunos
bolsistas devem manter uma atitude de respeito aos Supervisores e prontidão
para a aprendizagem advindas de suas práticas, experiências e conhecimentos.
Deve imperar uma atitude de aprendizagem e de troca.
c) Apresentar relatório semanal a ser postado no
Blog com os dados, informações, reflexões, etc. acompanhadas ou não de fotos e
vídeos. Essas postagens serão acompanhadas por uma equipe de apoio formada por
alunos bolsistas e ficarão disponíveis a todos os participantes e serão
utilizados para discussões em nossas reuniões, (re)orientação dos trabalhos e
como subsídios para pesquisas acadêmicas.
d)
Estão previstas no Projeto PIBID a leitura e
estudo de textos selecionados sobre os tópicos fundamentais do projeto, tais
como multiletramentos, multimodalidades, narrativas digitais, etnografia,
comunidade como currículo, etc.
Resenhas, isto é, resumos reflexivos e críticos sobre os textos deverão também
ser postados no Blog nos prazos a serem combinados.
Obs. Comitê de Ética: Os Supervisores deverão providenciar a
assinatura, pelos pais ou responsáveis dos seus alunos – no caso de menores de
idade, do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (a ser fornecido pelos
Coordenadores de Área) para que possam
participar do Projeto PIBID e para que possamos utilizar fotos e registros de
áudio e vídeo.
2- Os Supervisores auxiliarão os alunos
bolsistas a realizar suas atividades.
3- Posturas
Alunos
da Escola: nós
Supervisores:
nós (Não existe eu X eles – pesquisa
de um outro Programa PIBID aqui na UFAL)
Diários:
exemplos
4- Escolha de alunos para funções específicas.
5- Reunião: agendada para 29/8, juntamente com
os Supervisores. Pauta: fundamentos teóricos da proposta de letramento do
PIBID-FALE.
1ª Reunião - Alunos e Supervisores- 29 agosto 2018
A primeira reunião
realizada com a participação dos alunos bolsistas e dos supervisores.
ocorreu em 29 de
agosto de 2018, na FALE, na Sala do PIBID, das 17 às 19h.
Pauta:
1- Apresentação
dos Supervisores e alunos por grupos de trabalho;
2- Confirmação
dos grupos de alunos/supervisores;
3- Confirmação
da Equipe de Blogueiros;
4- Apresentação
dos modelos de blogs propostos pela aluna Thaane (e Equipe);
5- Informes:
a) Todos
(Supervisores e Bolsistas) deverão abrir seus blogs individuais de registro das
atividades imediatamente, Há dois registros a serem postados referentes às
reuniões da semana passada e a de hoje;
b) A
Equipe de Blogueiros, formada na semana passada, irá auxiliar, a partir desta
semana, os colegas bolsistas e o supervisores que necessitarem de ajuda, a
abrir os blogues e a iniciar as postagens.
A Equipe é formada por:
Thaane, Jean, Matheus e Elvys.
Os bolsistas que
necessitarem de ajuda deverão procurar os blogueiros.
Obs. Os Blogues deverão
estar prontos até a próxima reunião, quarta-feira, 5/9 para, apresentação à
equipe PIBID.
6- Apresentação,
pelo professor Luiz Fernando, dos objetivos e metas do Subprojeto
PIBID- LP aprovado, para conhecimento de todos;
Obs. Segue, em anexo, o
Subprojeto PIBID UFAL 2018 – LP para conhecimento de todos.
7- Apresentação,
pela professora Andréa Pereira, de dois conceitos teóricos do Projeto:
Comunidade como Currículo e Pesquisa Etnográfica.
1ª Reunião com Supervisores 20 agosto 2018
Nossa 1ª Reunião com o
Supervisores da Escola Estadual Onélia Campelo ocorreu em 20 de agosto de 2018,
das 15 às 16:40h.
Estiveram
presentes: Profs. Supervisores: Ricardo Pereira do
Nascimento, Edilene Alves dos Santos, Maria do Socorro de Melo.
Profs.
Coordenadores: Andréa da Silva Pereira, Luiz Fernando Gomes.
Pauta-
Encaminhado do Projeto PIBID
-2018-2019 aprovado para conhecimento;
Leitura dos Objetivos do
Projeto PIBID.
Informações e esclarecimentos sobre
deveres e obrigações dos participantes;
Informação sobre datas das
próximas reuniões com coordenadores da área;
Na reunião, após
esclarecimentos e com o acordo dos presentes sobre os itens da
pauta, ficou ainda decidido que:
Os supervisores enviarão aos
Coordenadores de Área as quantidades de cópias do Termo de Consentimento Livre
e Esclarecido para que encaminhem aos pais/responsáveis para assinatura;
Os supervisores informaram que
é possível afixar uma faixa de pano de cerca de 2m de comprimento, com dizeres
sobre a participação da Escola Estadual Onélia Campelo no PIB-UFAL ; 3 cartazes
para serem afixados próximos ao quadro negro e um banner com tamanho
tradicional de 1,0 x 1,30m aproximadamente. Eles auxiliarão na afixação das
faixas e banners.
Os Coordenadores entregarão
duas pastas, uma com a Lista de Presença e outra com a Ata de Atividade aos
supervisores, para que disponibilizem aos alunos bolsistas em local
acessível.
Os supervisores irão nos
enviar seus Planos de Ensino e previsão de atividades extraclasse previstas
para o segundo período letivo de 2018 para que as propostas do PIBID possam ser
nela inseridas.
A próxima reunião ocorrerá no
dia 29/8, quarta-feira, das 17:00 às 19:00h, na sala do PIBID da Ufal, com
todos os participantes do Programa.
Assinar:
Postagens (Atom)