quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Resumos dos artigos que escrevemos com vocês para o livro

Pessoal,
Como vcs se lembram, nós fomos convidados a escrever um artigo sobre nosso trabalho no  PIBID. Seria um trabalho escrito pelo professor/a Coordenador/a e um aluno/a bolsista. Devido ao interesse de vocês, nós pleiteamos a participação de 2 coautores.
Conseguimos.
Porém, mais alunos/as mostraram interesse em escrever também, e conseguimos que tanto a professora Andréa quando o professor Luiz Fernando escrevessem e que cada um poderia trabalhar com 2 coautores.
Ficamos entusiasmados e em meados para fim de julho/2019 nós submetemos os artigos à Coordenação.

Em outubro, porém, ficamos sabendo que a publicação não seria com verba do PIBID, mas que teria que ser paga por nós, professores. O valor de cada artigo ultrapassava os 500 reais. Conversamos com nossos coautores/as e resolvemos que não iríamos publicar os trabalhos no livro (que contaria com 20 artigos) por não termos como pagar esse valor.

Os trabalhos serão submetidos a periódicos científicos qualificados, em que a publicação, além de bem valorizada no Lattes, é gratuita.

Divulgamos a todos vocês do PIBID, a seguir, os resumos dos trabalhos.
Estamos muito orgulhosos e agradecidos aos nossos/as coautores/as.

O ingresso em sala de aula pelo PIBID/Letras-Português: caminhando no universo dos letramentos a partir do olhar da etnografia educacional

Andréa da Silva Pereira[1]
Eduardo Afonso Vasconcelos Correia Carvalho[2]
Karolayne Carella Dimonte[3]

O Caminho Não Escolhido
Dois caminhos se separavam em um bosque amarelo,
E, lamentando não poder seguir os dois,
E sendo apenas um viajante, muito tempo eu fiquei parado
E olhei um deles o mais distante que pude
Até que se perdia na mata;

Então eu tomei o outro, como sendo o mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque estava gramado e queria ser usado;
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma,

E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.

Direi isto suspirando
Em algum lugar, daqui a muito tempo:
Dois caminhos se separavam em um bosque amarelo, e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.

Robert Frost (1916)

Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito de relatos de experiência com uma proposta de letramento desenvolvida no PIBID/UFAL: Letras Português, campus Maceió, a partir de um olhar etnográfico. Destacam-se a descrição e a reflexão das experiências dos bolsistas/colaboradores em um duplo processo por eles vivenciado no contexto do Programa: o primeiro diz respeito à formação do leitor-bolsista PIBID (re) construída pela sua experiência com narrativa autobiográfica e, o segundo, refere-se à construção da prática docente no processo de desenvolvimento da proposta de letramento na escola. A proposta tem como suporte teórico-metodológico a articulação da perspectiva discursiva para os processos de ensino-e-aprendizado de língua materna (BAKHTIN, 1929; 1957), a abordagem ideológica dos letramentos (STREET, 2014) e as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012) e da Pedagogia Transmídia (GOMES & PEREIRA, no prelo) – uma proposta que se apropria do conceito de cultura da convergência e da transmidialização (JENKINS, 2009; 2011) envolvendo obras literárias, novelas gráficas e filmes em uma diversidade de produtos e meios de expressão e de divulgação, com o objetivo de aproximar os alunos da literatura quer seja pelo livro ou por alguns de seus produtos transmidiatizados. Os resultados deste estudo confirmam que a escolha da abordagem etnográfica, combinada com as perspectivas pedagógicas dos letramentos adotadas, aponta para uma possibilidade de trabalho com a leitura e a escrita em contextos de desigualdade social.

Palavras-chave: Letramentos sociais. Etnográfica educacional. PIBID/Língua Portuguesa




[1] Professora da FALE e Coordenadora, junto com o professor Luiz Fernando Gomes, do Projeto PIBID-Letras-Maceió.
[2] Graduando em Letras – Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas.
[3] Graduanda em Letras – Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas.


Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência
                                                                                                           
Daniela Ferreira da Silva[1]
Thalyta Vasconcelos de Siqueira[2]
Luiz Fernando Gomes[3]

Resumo
Neste trabalho, trazemos reflexões a respeito de um projeto de leitura literária desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, na Escola Estadual Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont, em Maceió em 2019. Baseados na Pedagogia Transmídia (GOMES & PEREIRA, no prelo), uma proposta que se apropria do conceito de cultura da convergência proposto por Jenkins (2009) e da transmidialização de obras literárias, novelas gráficas e filmes em uma variedade de produtos e meios de expressão e de divulgação, com o objetivo de aproximar os alunos da literatura quer seja pelo livro ou por alguns de seus produtos transmidiatizados. Tratando-se de um relato de experiência, trazemos as nossas vozes de bolsistas pibidianas e de alunos do 9º ano participantes do projeto, além de fotos dos trabalhos realizados por eles. Ao final da primeira etapa do projeto, marcado por um evento de culminância  ocorrido em junho, no pátio da escola, pudemos perceber que a Pedagogia Transmídia não apenas permitiu a escolha pelos alunos dos livros que desejavam ler, mas também trouxe produtos que revelam entendimento e posicionamento crítico diante dos temas das obras lidas.  As dificuldades de acesso aos livros foram parcialmente superadas com a criação de um site acessível via código QR com todas as obras do projeto. O uso de tecnologias atuais juntamente com a abertura para que as escolhas dos alunos fossem consideradas foram fundamentais para que o trabalho dos bolsistas, dos professores supervisores e coordenadores alcançassem resultados promissores.

Palavras-chave: PIBID. Pedagogia transmídia. Literatura. Tecnologia.


[1] Graduanda em Letras – Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas.
[2] Graduanda em Letras – Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas.
[3] Professor da FALE e Coordenador, junto com a professora Andréa da Silva Pereira, do Projeto PIBID-Letras-Maceió.

I Seminário Interinstitucional Integrado do Pibid e do PRP - AL- 15 dez das 8 às 18h

Pessoal, esse aí é o evento cujas inscrições são obrigatórias e que envolviam o corte de bolsas dos não inscritos (e não participantes efetivos!!)

Vejam as imagens do documento oficial que recebemos e que nos requer coleta de dados e confecção de material de apresentação:



Participação do V Colóquio Literatura e Utopia: quarta-feira dia 06/11




Participação de uma mesa que se propôs a discutir a tensão utopia/distopia a partir das questões de gênero. Temática pertinente dentro de um contexto político e social brasileiro.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

02 dez 2019- Encontro socialização PIBID-RP e Reioria - convite a todos (e tarefas)

Pessoal, a pedido da Reitoria, repasso aqui o CONVITE para o Encontro de Socialização

Pró-reitor proreitor@prograd.ufal.br

seg., 11 de nov. 17:40 (há 17 horas)
para JúlioVaninaJacquelineAntonioCarlaSimoneMarcosAuxiliadoraTerezaTerezaVanioFabioFrancineSauloAndreaAntonioMarcioDeywidPibidVanninaSuzanaPibideuLidianeMariaDensonTiagoKatiaAdnaAndreEliasConversasAdelmoZilianeMaxwellchrystianeMariaMartaLidiaFernandoVanessaIvandersonSergioflavia.meniconiRodrigoElioneSILVANApedro.santanaDanielleYana
Prezados/as gestores das Redes de Ensino parceiras do Pibid e da Residência Pedagógica
Prezadas escolas parceiras do Pibid e da Residência Pedagógica
Prezadas Coordenadoras Institucionais do Pibid - Profa. Dra. Danielle Araújo e da Residência Pedagógica -  Profa. Dra. Yana Liss
Prezados/as integrantes do Pibid (coordenadores de área, supervisores e estudantes de ID) e da Residência Pedagógica (docentes orientadores, preceptores e residentes pedagógicos 
Prezados/as diretores/as das Unidades Acadêmicas e coordenadores/as de cursos de licenciatura

Encontro de Socialização do PIBID e da Residência Pedagógica/UFAL do CAMPUS A. C. SIMÕES também será no horário da MANHÃ, iniciando às 8h30, no Auditório da Reitoria. Pedimos desculpas pelo equívoco na divulgação anterior e solicitamos que encaminhem a todos os integrantes do Pibid e da Residência Pedagógica.::
 

02/12 Campus A C. Simões (Maceió) - das 8:30 às 12:00- Auditório da Reitoria
04/12 Campus do Sertão (Delmiro Gouveia) -  8h30 às 12h - Auditório do Campus do Sertão
05/12 Campus Arapiraca - 8h3- às 12h - a confirmar

Programação Geral
30 minutos:: Apresentação Musical
30 minutos:: Encontro Institucional (PROGRAD, SEDUC, SEMED e Coordenação dos programas)
30 minutos - Pausa / Lanche

ATENTEM AQUI PARA NOSSA PARTICIPAÇÃO - PRECISAMOS DE FOTOS...
1 hora:  Apresentação dos vídeos por programa (ATENÇÃO: cada subprojeto enviar fotos,  objetivo geral, escolas atendidas para o email : alessandra.cabral@cedu.ufal.br e cdp@prograd.ufal.br, até 21 de Novembro)
Fala de uma representante de cada programa., após exibição dos vídeos
30 minutos::Avaliação
Encerramento. 

Por favor, repassar a todos/as os/as integrantes de seu subprojeto.
Em breve, encaminharemos convite oficial.
Contamos com a presença de todos!

Atenciosamente,

Sandra Regina Paz
Pró-reitora de Graduação
Universidade Federal de Alagoas

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Reunião de 13 de novembro- agendamentos

Não nos reunimos nos dias 30 de outubro e nem no dia 6 de novembro. Vocês estavam devidamente compromissados com a confecção de resumos para Erelin, inscrições, e com a Bienal.

Dia 13, agora, teremos reunião e já antecipamos a vocês, via WhastApp,  os pontos de pauta:
1- relatório sobre o processo de diagramação do Jornélia, que deverá seguir por mais duas semanas até o lançamento previsto para 29 de novembro.

Nós fomos informados em reunião na última quinta feira que haverá uma pequena verba disponível para trabalhos gráficos, Pretendemos utilizá-la para a impressão de algumas cópias do Jornélia e na confecção de pôsteres que resumam/expliquem nossas principais estratégias didático-pedagógicas: Pedagogia Transmídia, Encontro com a leitura: série de narrativas sobre suas experiências (e dos alunos do Onélia, se possível) com a leitura; jornal digital Santos Dumont: nossa escola, nossa história, nossa vida. Precisaremos da ajuda de vocês para o designs desses pôsteres.

2- Relato das aventuras de vocês na 9ª Bienal.

3- Mostraremos os slides padronizados enviados pela Coordenação Geral que nos exigirão saber exatamente quantos alunos atualmente frequentam as aulas em que vcs atuam. Pediremos aos 3 professores que nos enviem fotos das listas de presença para contarmos quantos alunos exatamente o PIBID atende. Os dados numéricos devem ser precisos.
Professores, por favor, providenciem essas fotos o mais breve possível.

4- Participação obrigatória no evento interinstitucional de 2 de dezembro (8:30 as 12:00 no auditório da Reitoria). Nesse caso, também precisamos da colaboração de todos para a coleta de material  e organização da nossa apresentação.

5- Vocês terão um relatório individual para fazer, a pedido da Coordenação Geral. Esse relatório deverá ser enviado a vocês nos próximos dias.

6- Lembrete: todos os compromissos são oficiais, envolvem prestação de contas à Reitoria e à agência de fomento e ao Governo. Das nossas ações. das nossas participações, do  cumprimento dos prazos e da exatidão dos dados dependem a manutenção das bolsas atuais e a renovação do projeto PIBID.





Reunião de 21 de outubro

Essa reunião foi muito boa, pois as bolsistas Wellita e Valquisandra mostraram crônicas escritas pelos alunos do 9ºC para o jornal digital e todos os presentes discutiram as qualidades dos textos e os limites que deveríamos traçar para correções, ajustes e finalização, a fim de não "higienizar" demais os textos dos alunos.

Dos alunos do 9ºD  foram mostradas tiras e memes também muito interessantes, mostrando olhar crítico e irônico sobre assuntos do bairro.

Importante lembrar que as notícias e os textos do Jornal Digital devem falar sobre questões da escola e da comunidade, para ser coerente com nosso Diagnóstico Etnográfico e com a proposta do PIBID Língua Portuguesa - Maceió.

Reunião de 24 de julho

A professora Andréa exibiu a narrativa digital O poeta de um só poema para continuar com a motivação sobre a necessidade de os bolsistas e os alunos do Onélia fazerem relatos de suas experiências de leitura.

Os bolsistas recontaram na reunião, os relatos de alguns dos alunos da escola e percebemos que as história com leitura possuem alguns elementos em comum:  dificuldade de acesso ao livro, incentivo dos pais e dos professores e um desejo, um chamado, um gosto pela leitura que supera as dificuldades ou é ampliado pelos incentivos, às vezes tardiamente, na universidade.

Falamos mais um pouco sobre o EPIBID agendado para 9/8/2019.

Reunião de 10/7

Na reunião de 10 de julho, as bolsistas Wellita e Clarice fizeram depoimento sobre suas experiências com a leitura. Foram relatos que marcaram e comoveram todos nós e que mostraram a importância dessa estratégia didática de rever e recontar as experiências dos alunos com a leitura.

Pensando  na Fase 2 do projeto PIBID, levamos nossas experiências sobre trabalhos com jornal digital na escola advindas de orientações de mestrado no Profletras.

Foi o bastante para incentivar os alunos a desenvolver esse projeto na escola.
Na semana seguinte, fomos duas vezes à Onélia apresentar o projeto do jornal da escola intitulado: Santos Dumont: nossa escola, nossa história, nossa vida a todos os alunos do Onélia Campelo participantes do PIBID.
Os alunos participaram, perguntaram, assistiram aos vídeos e ouviram as explicações do projeto. Na mesma hora já começaram a surgir ideias....

Reunião de 3 de julho de 2019 - avisos importantes

Ainda que um pouco atrasado, registro nossa primeira reunião após o recesso, ocorrida em 3 de julho de 2019.
Como sabem, as informações abaixo foram passadas e repassadas por whatsapp e pessoalmente várias vezes a todos vocês, mas esse registro aqui no blog é muito importante também.

Foram dadas orientações sobre a Jornada PIBID marcada para 9/8 na UFAL. - Estivemos lá, lembram-se? Houve palestra no auditório da Biblioteconomia e depois viemos para a FALE;

Avisamos sobre o ENALIC, que ocorrerá entre os dias 15 a 17 de dezembro aqui na UFAL. Estamos, agora, no processo de discussão do formato, das apresentações, etc. Mas todos já sabem que é obrigatória a participação e que há risco do corte de bolsas de quem não participar.

Haverá o Cointer- nos dias 2 a 5 de dezembro em Recife. Sobre ele ainda não temos mais informações.

Semana de Letras- fizemos o aviso e participamos muito bem! Contamos até com a presença de uma aluna da Onélia Campelo fazendo depoimento. (Veja outra postagem).

Fizemos uma avaliação do evento de culminância do primeiro semestre letivo e, de um modo geral, os elogios aos trabalhos e alunos foram grandes, porém, a forma como a escola conduziu o evento e todo o despreparo e improviso que marcaram os dias das apresentações deixaram bolsistas e alunos bastante decepcionados e frustrados.

Não há projeto que dê conta de elevar os índices dos alunos nas provas oficiais e mesmo de aumentar-lhes a auto-estima e o gosto pela escola e pelos estudos  com tamanho despreparo e desleixo da escola. Esse foi o sentimento geral dos bolsistas.
Também houve queixas sobre a não participação da comunidade no evento. E não houve justificativas para a ausência da parceira da escola, a família, os pais, parentes, patrão, etc, no evento, pois essa parece ser uma prática da escola.

A decepção foi tamanha que os bolsistas e todos nós pensamos em fazer uma reapresentação dos trabalhos no auditório da escola. Mas não foi possível dar continuidade a essa ideia na escola.

Jornélia - definições e prazos - reunião de 8 de outubro

Faço, agora, um breve relato de nossa reunião de  8 de outubro de 2019. Esse relato deverá ser complementado pelos relatos de vocês em seus blogs individuais.

Fizemos algumas orientações sobre a Semana de Letras, pois nosso grupo agendou apresentação (veja outro post nosso sobre a apresentação).

Foi reforçada a importância do Blogão e dos Blogs Individuais atualizados não  apenas para o registro das atividades e das presenças como para divulgação de nosso trabalho de forma a confirmar a importância do PIBID.

Falamos  sobre o processo editorial do livro do PIBID e que, infelizmente, retiraremos nossos dois artigos escritos em parceria com alguns alunos pois ficamos sabendo de última hora, que deveríamos pagar mais de 500 reais por artigo para que fossem publicados. Os co-autores concordaram que fizéssemos submissão em revistas acadêmicas.

Agendamos ida à Bienal. Não foi possível irmos juntos, pois cada um tinha uma agenda e suas preferências.

Os alunos Eduardo, Karol e Bia  fizeram comentários sobre o desenvolvimento do jornal digital e combinamos que todo o material seria entregue ao prof. Ricardo no dia 8/11 e que ele organizaria- como editor geral - os artigos em seus devidos cadernos por assunto.

O lançamento do Jornal Digital ficou agendado para 29 de novembro de 2011, quando também encerramos essa segunda fase do PIBID.


As semana do dia 11 até 29/11 está reservada para a diagramação e preparação para lançamento do jornal digital.

Bienal do Livro - Parabéns professor Ricardo

Pessoal,

Apenas para registrar que quarta feira passada, dia 6 de novembro não tivemos nosso encontro para que todos pudessem comparecer a aproveitar ao máximo os eventos da Bienal.

Gostaria de registrar nossos parabéns ao professor Ricardo que levou seus alunos à Bienal.
Esperamos uma postagem dele no blog com fotos da turma!

Professora Andréa e eu tínhamos um livro a ser lançado nesse evento sobre nosso trabalho, de nossos alunos e de alguns de nossos  colegas do Profletras nesse evento, mas o livro atrasou...

E vocês, pibidianos, já sabem, nesta quarta-feira, dia 13/11, um dos pontos da pauta da nossa reunião são os relatos de suas andanças pela Bienal.
Aguardamos também suas fotos do evento em seus blogs.



A propósito, em 2013, na VI Bieal, eu fiz lançamento de dois livros meus. Vejam o convite




Diagnóstico Etnográfico

Diagnóstico Etnográfico elaborado em 18 de outubro de 2018.