Como vcs se lembram, nós fomos convidados a escrever um artigo sobre nosso trabalho no PIBID. Seria um trabalho escrito pelo professor/a Coordenador/a e um aluno/a bolsista. Devido ao interesse de vocês, nós pleiteamos a participação de 2 coautores.
Conseguimos.
Porém, mais alunos/as mostraram interesse em escrever também, e conseguimos que tanto a professora Andréa quando o professor Luiz Fernando escrevessem e que cada um poderia trabalhar com 2 coautores.
Ficamos entusiasmados e em meados para fim de julho/2019 nós submetemos os artigos à Coordenação.
Em outubro, porém, ficamos sabendo que a publicação não seria com verba do PIBID, mas que teria que ser paga por nós, professores. O valor de cada artigo ultrapassava os 500 reais. Conversamos com nossos coautores/as e resolvemos que não iríamos publicar os trabalhos no livro (que contaria com 20 artigos) por não termos como pagar esse valor.
Os trabalhos serão submetidos a periódicos científicos qualificados, em que a publicação, além de bem valorizada no Lattes, é gratuita.
Divulgamos a todos vocês do PIBID, a seguir, os resumos dos trabalhos.
Estamos muito orgulhosos e agradecidos aos nossos/as coautores/as.
O ingresso em sala de aula pelo PIBID/Letras-Português: caminhando no universo dos letramentos a partir do olhar da etnografia educacional
Andréa da Silva Pereira[1]
Eduardo Afonso Vasconcelos Correia Carvalho[2]
Karolayne Carella Dimonte[3]
O Caminho Não Escolhido
Dois caminhos se separavam em um bosque amarelo,
E, lamentando não poder seguir os dois,
E sendo apenas um viajante, muito tempo eu fiquei parado
E olhei um deles o mais distante que pude
Até que se perdia na mata;
Então eu tomei o outro, como sendo o mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque estava gramado e queria ser usado;
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma,
E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.
Direi isto suspirando
Em algum lugar, daqui a muito tempo:
Dois caminhos se separavam em um bosque amarelo, e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.
E, lamentando não poder seguir os dois,
E sendo apenas um viajante, muito tempo eu fiquei parado
E olhei um deles o mais distante que pude
Até que se perdia na mata;
Então eu tomei o outro, como sendo o mais merecedor,
E tendo talvez melhor direito,
Porque estava gramado e queria ser usado;
Embora os que por lá passaram
Os tenham realmente percorrido de igual forma,
E ambos ficaram essa manhã
Com folhas que passo nenhum pisou.
Oh, guardei o primeiro para outro dia!
Embora sabendo como um caminho leva para longe,
Duvidasse que algum dia voltasse novamente.
Direi isto suspirando
Em algum lugar, daqui a muito tempo:
Dois caminhos se separavam em um bosque amarelo, e eu...
Eu escolhi o menos percorrido
E isso fez toda a diferença.
Robert Frost (1916)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito de relatos de experiência com uma proposta de letramento desenvolvida no PIBID/UFAL: Letras Português, campus Maceió, a partir de um olhar etnográfico. Destacam-se a descrição e a reflexão das experiências dos bolsistas/colaboradores em um duplo processo por eles vivenciado no contexto do Programa: o primeiro diz respeito à formação do leitor-bolsista PIBID (re) construída pela sua experiência com narrativa autobiográfica e, o segundo, refere-se à construção da prática docente no processo de desenvolvimento da proposta de letramento na escola. A proposta tem como suporte teórico-metodológico a articulação da perspectiva discursiva para os processos de ensino-e-aprendizado de língua materna (BAKHTIN, 1929; 1957), a abordagem ideológica dos letramentos (STREET, 2014) e as contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012) e da Pedagogia Transmídia (GOMES & PEREIRA, no prelo) – uma proposta que se apropria do conceito de cultura da convergência e da transmidialização (JENKINS, 2009; 2011) envolvendo obras literárias, novelas gráficas e filmes em uma diversidade de produtos e meios de expressão e de divulgação, com o objetivo de aproximar os alunos da literatura quer seja pelo livro ou por alguns de seus produtos transmidiatizados. Os resultados deste estudo confirmam que a escolha da abordagem etnográfica, combinada com as perspectivas pedagógicas dos letramentos adotadas, aponta para uma possibilidade de trabalho com a leitura e a escrita em contextos de desigualdade social.
Palavras-chave: Letramentos sociais. Etnográfica educacional. PIBID/Língua Portuguesa
[1] Professora da FALE e Coordenadora, junto com o professor Luiz Fernando Gomes, do Projeto PIBID-Letras-Maceió.
Pedagogia transmídia: reflexões sobre uma proposta de
leitura literária dentro da cultura da convergência
Daniela Ferreira da Silva[1]
Thalyta Vasconcelos de Siqueira[2]
Luiz Fernando Gomes[3]
Resumo
Neste trabalho, trazemos reflexões a
respeito de um projeto de leitura literária desenvolvido no âmbito do Programa
Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, na Escola Estadual Onélia
Campelo, situada no bairro Santos Dumont, em Maceió em 2019. Baseados na Pedagogia
Transmídia (GOMES & PEREIRA, no prelo), uma proposta que se apropria do
conceito de cultura da convergência proposto por Jenkins (2009) e da
transmidialização de obras literárias, novelas gráficas e filmes em uma
variedade de produtos e meios de expressão e de divulgação, com o objetivo de
aproximar os alunos da literatura quer seja pelo livro ou por alguns de seus
produtos transmidiatizados. Tratando-se de um relato de experiência, trazemos
as nossas vozes de bolsistas pibidianas e de alunos do 9º ano participantes do
projeto, além de fotos dos trabalhos realizados por eles. Ao final da primeira
etapa do projeto, marcado por um evento de culminância ocorrido em junho, no pátio da escola,
pudemos perceber que a Pedagogia Transmídia não apenas permitiu a escolha pelos
alunos dos livros que desejavam ler, mas também trouxe produtos que revelam
entendimento e posicionamento crítico diante dos temas das obras lidas. As dificuldades de acesso aos livros foram
parcialmente superadas com a criação de um site acessível via código QR com
todas as obras do projeto. O uso de tecnologias atuais juntamente com a
abertura para que as escolhas dos alunos fossem consideradas foram fundamentais
para que o trabalho dos bolsistas, dos professores supervisores e coordenadores
alcançassem resultados promissores.
Palavras-chave: PIBID. Pedagogia transmídia. Literatura. Tecnologia.
[1] Graduanda em Letras – Língua
Portuguesa, na Universidade Federal de Alagoas.
[3]
Professor da FALE e Coordenador, junto com a
professora Andréa da Silva Pereira, do Projeto PIBID-Letras-Maceió.
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