Não pude participar do nosso
encontro, porque tive que me fazer presente na reunião do Colegiado do
PROFLETRAS. Mas, pela consulta aos relatórios publicados no blog, tive acesso a
um recorte das discussões. Percebi que a ideia da “escuta” começa a ocorrer a
partir de alguns relatos:
1. Relato
de uma colega que começa a perceber o quanto devemos perceber que a questão do
letramento é, antes de mais nada, uma questão de posicionamento:
“O professor
Luiz nos fez pensar na nossa postura quanto ao outro, nos lembrou da nossa
história de colonização, e como o sentimento de querer a cultura do outro
se propaga nas nossas relações atuais, inclusive“ anular” e na sala de
aula, como é fácil esquecermos que os alunos têm histórias, conquistas,
seus gostos e desgostos e que devemos respeitar a subjetividade de cada um. Por
isso, estamos com a tarefa de vencermos a postura de superioridade,
desenvolver uma maneira humilde que dignifique os alunos e nos deixem próximos.”
Texto completo no blog: https://laysdemberg.wixsite.com/pibid/inicio/vencendo-a-coloniza%C3%A7%C3%A3o
1. 2. Relato
de uma outra colega de PIBID relatando o ponto de vista dos alunos: “os
alunos nos informaram que as maiores dificuldades são com compreensão de textos
e pontuação”.
Texto completo no blog:
Vou usar esses
relatos para nosso Primeiro Encontro de Formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário